Musculação para Crianças


O treinamento com pesos para crianças e adolescentes ainda causa muita polêmica.

Há algum tempo atrás acreditava-se que existia um efeito compressivo sobre as epífises ósseas (extremidades dos ossos) da criança e esse fenômeno aceleraria calcificação óssea o que conseqüentemente comprometeria o crescimento.

Musculação não atrapalha o crescimento
Atualmente não há evidências que o treino de musculação atrapalhe o crescimento, muito pelo contrário, como este estimula a produção de GH (hormônio do crescimento), pode ajudar no crescimento longitudinal.

Contudo, o treinamento resistido para crianças ainda não é popular em virtude de profissionais desatualizados.

Musculação traz benefícios
Estudos recentes comprovam que quando bem orientada, a musculação para crianças pode trazer uma série de benefícios desde equilíbrio muscular, coordenação motora até mesmo maior crescimento. Além disso, não há nada que comprove que este tipo de treinamento interfira negativamente sobre o crescimento ou provoque lesões nas cartilagens articulares.

Crianças não param quietas, carregam peso, sobem em árvores, brincam de várias coisas... Muitas dessas atividades são, às vezes, muito mais intensas que o treinamento de musculação, contudo não são desaconselhadas pelos médicos.

Observamos alguns "especialistas" afirmando que a musculação pode atrapalhar o crescimento, associando a baixa estatura ao do treinamento com pesos. Uma infinidade de estudos tem mostrado justamente o contrário. 

Na verdade o treinamento resistido prepara as crianças para se desenvolverem melhor nos esportes, ou seja, é medida profilática para uma série de problemas provenientes das atividades físicas.

Treino especiais para pessoas especiais
Obviamente que a criança e o adolescente fazem parte de uma população especial, assim como o idoso tem adaptações no treino com peso, os mais jovens também não executariam seus treinos da mesma maneira que os adultos. 

Porém isto não quer dizer que não "fariam nada pesado", quer dizer apenas que esta população tem necessidades específicas e estas devem ser respeitadas.

É verdade, a criança não é um mini adulto, portanto não deve receber o mesmo tratamento. Nesta época da vida temos de desenvolver as capacidades físicas de forma lúdica, ou seja, temos de brincar. Contudo, qualquer tipo de atividade pode ser divertida, por que a musculação não?

Qualquer tipo de atividade pode ser divertida, por que a musculação não?
Precisamos ampliar nossos horizontes, a ciência sofre constante modificação, temos de deixar de lado os preconceitos a fim de aproveitar os benefícios da mesma. Há algumas décadas mulheres não entravam numa sala de musculação, hoje parecem dominar a sala em quantidade. 

Quem sabe, daqui a alguns anos, talvez tenhamos uma sala de musculação parecida com uma "brinquedoteca".

Site: UOL.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário