Você conhece Joseph Hubertus Pilates?


Nascido na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, Joseph Hubertus Pilates teve uma infância difícil devido a sua saúde sempre comprometida. Enquanto seus colegas brincavam e corriam divertindo-se, com sua fragilidade ele apenas observava.

Joseph cresceu querendo ser forte e saudável como o pai. Para isso dedicou-se a estudar a anatomia do corpo humano, o movimento dos animais e diferentes exercícios físicos capazes de fortalecer o seu corpo. Com tanto conhecimento, se transformou e no final da adolescência era um excelente atleta. Praticava mergulho, ginástica e esqui.

Durante a Primeira Guerra Mundial, em 1912, ficou preso em um campo de concentração. Foi quando criou a prática que hoje recebe o seu nome: Pilates. Com grande foco no fortalecimento muscular e no alongamento, a técnica auxiliou os colegas de Joseph a resistirem à epidemia de gripe que matou milhares de pessoas na Europa. Foi então que o cidadão alemão foi amplamente reconhecido.

Apesar de publicar dois livros, a técnica ficou restrita ao dono e só se espalhou após sua morte, em 1967. Foi então que o mundo conheceu o Pilates e se apaixonou por ele. “O Pilates auxilia o bem-estar físico e mental. Melhora a consciência e o tônus muscular, o metabolismo e diminui as tensões”, diz Patricia Dall’Agnol, instrutora de Pilates do estúdio fitness Body Expression. “Durante as aulas atendemos às necessidades individuais dos alunos, o que torna a prática exclusiva a cada um”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário