Você sabia que temos, no mundo, muito mais homens fumantes do que mulheres?

Segundo dados apresentados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e publicados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), um terço da população fuma. Isso significa que temos, no mundo, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de fumantes. E os homens representam a maioria neste universo, já que desse montante, apenas 200 milhões são mulheres.

Comparando países mais ou menos desenvolvidos, encontramos uma curiosidade: nos países em desenvolvimento, os fumantes constituem 48% dos homens e 7% das mulheres. Enquanto isso, nos países já desenvolvidos, o número de homens fumantes cai para 42% e o de mulheres sobe para 24%.

O tabagismo é considerado, pela OMS, a principal causa de morte evitável no planeta. Mata 4,9 milhões de pessoas por ano. São mais de 10 mil mortes por dia no mundo devido a complicações causadas pelo uso contínuo e prolongado do cigarro.

Todos nós sabemos que parar de fumar não é fácil. É preciso muita força de vontade para abandonar este vício. A consultora esportiva Stella Krieger, do Espaço Fitness Body Expression, comenta: “determinação é a palavra-chave. Quem fuma está prejudicando um bem que não tem preço – o próprio corpo”.

Para quem se conscientizou e quer parar de fumar, praticar atividade física auxilia e muito o processo. “Quando o organismo sente falta da nicotina, ele inicia um processo de abstinência que gera dores de cabeça além de crises de irritabilidade e ansiedade. Durante a prática da atividade física são liberadas endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam sensação de prazer semelhante à provocada pela nicotina”, complementa Stella. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário